Consumidores se rendem à praticidade do drywall
Quanto mais simples for uma obra, melhor: a maioria das pessoas não gosta de ter materiais de construção no meio do caminho e de todo o transtorno que isso causa. Para conseguir modificar um ambiente ou construi-lo com mais rapidez e praticidade, a solução é recorrer ao drywall, que é uma opção aprovada por diversas pessoas. Veja aqui porque os consumidores se renderam à praticidade do drywall e use-o em sua próxima obra.
Praticidade do drywall: por que ele é prático?
O drywall é prático porque ele é colocado já pronto no ambiente em questão, sendo feito de gesso. Os pedreiros, normalmente, já trazem a divisória de drywall pronta (ou a placa para ser colocada no teto) e só a fixa, de acordo com as normas técnicas exigidas.
Para visualizar melhor a praticidade do drywall, é só compará-lo à estrutura de alvenaria: para levantar uma parede desse tipo, por exemplo, é necessária a preparação da argamassa, a colocação dos tijolos, a aplicação da argamassa sobre eles, o acabamento, etc. É fácil notar que a construção com argamassa demanda muito mais bagunça e tempo, coisas que se evita com o uso do drywall.
Essa estrutura também é mais prática na hora de ser retirada: caso aquela divisória já não seja necessária, é fácil tirá-la e não há toda a sujeira da derrubada de uma parede de alvenaria. Outra vantagem é que ela não prejudicará a sustentação do ambiente: por outro lado, derrubar uma parede de alvenaria pode resultar até na queda do teto.
Praticidade do drywall: excelente para decoração
É bem prático fazer decorações no drywall e, aliás, é importante desmistificar a ideia que alguns têm de que essa estrutura não pode ser decorada. É possível pendurar diversos enfeites e quadros, é possível pintar o drywall de qualquer cor, fazer aplicação de massa de textura e muito mais.
A respeito das tintas e das texturas, não se tem nenhuma observação, mas existem reservas a respeito dos furos nesse tipo de placa de gesso: ela tem mais fragilidade que a alvenaria e, por isso, não se pode pendurar um quadro em qualquer lugar.
Logo que o drywall é aplicado, o consumidor tem de perguntar ao pedreiro ou à empresa que o fabricou onde pode fazer os furos necessários. Com relação a aberturas para colocar interruptor e lâmpadas, elas já vem prontas: antes de se fabricar o drywall, o profissional faz as medidas e, com a orientação do cliente, determina onde as aberturas mencionadas devem ficar.
Praticidade do drywall reflete na aceleração da obra
Por causa da praticidade na fabricação e aplicação do drywall, ele também é muito usado para acelerar o término da obra: em alguns casos, é possível reduzir o prazo do projeto pela metade. Os motivos incluem a dispensa de usar tijolos e argamassa, materiais que demoram mais para ser manipulados, sem contar que a argamassa precisa estar totalmente seca.
Com relação ao drywall, leva pouco tempo para a sua instalação: a empresa especializada faz a placa de gesso e o profissional fixa-a no ambiente de forma muito mais rápida. Sendo assim, uma obra que duraria seis meses sem o drywall pode ser finalizada em três meses, aproximadamente.
Praticidade do drywall: dicas para usá-lo
O fato de o drywall ser tão prático faz com que muita gente o inclua em sua reforma ou construção e não se informe tão bem sobre o material. Por isso, cabe lembrar o que segue.
Procurar por produtores de gesso de confiança
Ninguém escolhe um pedreiro inexperiente para levantar uma parede por saber que, se ela cair, toda a estrutura da construção estará comprometida, além da possibilidade de se machucar alguém. O uso do drywall também demanda critérios: as empresas que fabricam a placa de gesso e quem as instala deve ser experiente e conhecer as normas técnicas de segurança.
Pedir garantias
A fabricante do drywall deve oferecer garantia ao cliente, assim como o aplica. Vale a pena fazer uma pequena nota dizendo o tempo de garantia e pedindo para que o pedreiro assine-o. Isso é dispensável, porém, quando a própria fabricante do drywall faz a sua instalação.
Informar o cômodo onde o drywall será aplicado
O drywall pode ser bem sensível à umidade, a menos que sejam colocadas substâncias aditivas nele para fortalecimento. Sendo assim, o consumidor deve dizer ao pedreiro e à fabricante da placa de gesso onde ela será usada: se for na cozinha, na área de serviço, no banheiro ou em áreas externas, é preciso esse aditivo porque são regiões mais expostas à água.
Ter atenção à forma de limpeza do drywall
Uma vez entendido que o drywall pode ser bem sensível à umidade, deve-se usar a forma de higienização indicada pelo pedreiro ou pelo fabricante, evitando aplicar água diretamente nessa parede ou teto.
No Comments