O gesso é um dos materiais mais utilizados por construtoras, decoradores e designers de interiores. Essa preferência está relacionada principalmente à versatilidade do material, uma vez que ele pode ser aplicado em vários setores da construção. O uso gesso, porém, vai muito além das estruturas instaladas em imóveis. Ele é amplamente utilizado em outros segmentos, inclusive para fins medicinais.
O gesso é considerado um mineral, feito a partir da gipsita, sendo que são acrescentados outros materiais na sua composição, como sulfato de cálcio hidratado. A sua cor original é branca, porém, devido à ação de fatores externos e impurezas, é possível encontrar o gesso em tons cinza, marrom, rosado ou amarelado. Através dessa matéria-prima são feitos vários trabalhos, alguns com as suas variações.
Tipos de gesso para construção
A construção é uma das que mais ganha com a aplicação do gesso, pois através dele é possível não só decorar os ambientes, como também deixá-los mais aconchegantes, já que alguns deles possuem ótimo isolamento acústico. Confira os tipos de gesso para construção:
- Bloco de gesso Simples.
- Bloco de gesso Hidrófugo.
- Bloco de gesso Reforçado com Fibra de Vidro (GRG).
- Reforçado com Fibra de Vidro + Hidrófugo (GRGH).
Além desses, existem gessos específicos para revestimentos, são eles:
- Gesso fino para revestimento.
- Gesso grosso para revestimento.
- Gesso fino para fundição.
- Gesso grosso para fundição
A base para de preparo dessas variações é feita com gesso acartonado e também com o gesso tradicional.
Tipos de gesso para teto e forro
O gesso é ideal para fazer rebaixamentos de teto e trabalhos no forro de casas, apartamentos ou escritórios. Veja quais são os tipos de gesso recomendados para essas instalações:
- Gesso convencional ou tradicional: é considerado o mais simples e barato no mercado. Ideal para quem procura soluções para tentar economizar na sua construção ou reforma. Esse tipo de gesso é indicado para espaços menores, pois suas placas possuem dimensões que variam entre 0,60cm x 0,60cm.Elas são colocadas no forro através de encaixes feitos nas próprias peças, e são fixadas através de arames galvanizados.
- Gesso acartonado: atualmente, pode ser considerado um dos materiais mais utilizados para a instalação de tetos e forros. O seu preço é superior ao do gesso comum, porém, a sua durabilidade compensa o investimento extra. O tipo acartonado não sofre a ação de manchas amareladas ou trincas, problemas muito comuns do gesso convencional.
Tipos de gesso acartonado
Dentro do próprio gesso acartonado, existem duas variações importantes que também podem ser levadas em consideração na hora de escolher o melhor. Os tipos de gesso acartonado são:
- Gesso acartonado estruturado (FGE): São perfeitos para as casas que possuem telhado sem laje.Esse tipo de gesso é fixado em placas de aço galvanizado, permitindo ao forro ficar totalmente independente da estrutura original do imóvel. Além disso, são utilizados parafusos resistentes para prender todas as chapas do forro, visto que uma das desvantagens do gesso acartonado é justamente o seu peso.
- Gesso acartonado aramado (FGA): são painéis de gesso com tamanho entre 0,60cm x 2,00m ideais para o trabalho de rebaixamento de teto. Assim como Gesso Acartonado Estruturado, as placas também são fixadas através do uso de arame galvanizado.
Sancas de gesso
Nos tetos dos cômodos também podem ser instaladas as famosas sancas. Essas estruturas são responsáveis por embelezar o ambiente e também por proporcionar uma iluminação mais personalizada. Com a sanca, você pode trabalhar inúmeras opções de luzes diretas e indiretas. Os gesseiros são capacitados a instalar diferentes tipos de sancas:
- Sanca lisa.
- Sanca decorada.
- Sanca aberta.
- Sanca fechada.
- Sanca invertida.
- Sanca com iluminação.
- Sanca sem iluminação.
Tipos de gesso para sala
A sala é uma das áreas mais visitadas da casa. Nela são recebidos amigos e familiares, e por esse motivo a decoração está entre uma das preocupações da hora de transformar o seu visual. O teto e as paredes de gesso são importantes aliados nesta tarefa. Os tipos de gesso para sala são:
- Gesso drywall: Atende facilmente as condições do ambiente, podendo ser adaptado a cada tipo de sala. O fator principal dessa versatilidade está relacionado ao tamanho das placas. Elas são feitas medidas variadas, e as posições podem ajustadas de acordo com as características do cômodo. Além disso, outros fatores podem ser incorporados ao drywall para um melhor isolamento térmico ou acústico. Hoje em dia é possível encontrar quatro tipos de drywall no mercado:
- Aramado.
- Estruturado.
- Perfurado.
- Removível.
- Gesso convencional:É a opção mais barata, sendo a escolha perfeita para salas menores, pois as placas possuem um tamanho pequeno fixo. Porém, vale lembrar que este tipo de gesso pode apresentar pequenas trincas ao longo dos anos. Com o tempo,ele também pode ficar amarelado.
Gesso na saúde
O campo da saúde também é significativamente beneficiado com o uso do gesso, pois ele pode ser aplicado em inúmeros tratamentos odontológicos e ortopédicos.
Tipos de gesso odontológico
Na odontologia, o gesso é usado para fazer moldes e modelagens que irão se transformar em próteses e fazer restaurações. Os tipos de gesso odontológico são:
Gesso para Moldagem (Tipo I): É feito de gesso Paris e complementado com alguns modificadores que servem como reguladores de tempo.
Gesso para Modelo (Tipo II): É muito usado para fazer o preenchimento da mufla para a formação da dentadura. Possui melhor resistência.
Gesso-Pedra (Tipo III): É o mais recomendado para fazer os modelos que servem como base das próteses totais, pois é o material mais fácil de ser removido após a confecção final da prótese dentária.
Gesso-Pedra de Alta Resistência (Tipo IV): Suas principais características são a dureza, a capacidade de expansão e a sua resistência. Todos esses fatores contribuem para aumentar a rapidez na hora de secar. A sua superfície também é mais resistente a abrasão.
Gesso-Pedra, Alta Resistência, Alta Expansão (Tipo V): É ainda mais resistente que os demais, e isso ocorre devido a diminuição proporcional entre a água e o pó.
Tipos de gesso ortopédico
O gesso na ortopedia é responsável por imobilizar membros que tenham passado por algum tipo de fratura. Ele permite que a reconstituição dos ossos seja muito mais rápida. Conheça os tipos de gesso ortopédico.
Gesso fechado: Esse tipo de gesso é feito com uma camada de gesso misturado com algodão ortopédico. Ao ser aplicado na pele, forma uma cobertura rígida, branca e circular.
Tala gessada: É uma camada fina de gesso com uma coberta de algodão, porém em proporções menores do que a anterior. Ela é presa com a ajuda de ataduras feitas de crepom.